Dados da cerveja
Nome: Achel Trappist Blond
Cervejaria: Trappistenabdij de Achelse Kluis
País: Bélgica
% de álcool: 8,0%
Validade: 26/11/2009
Comentários
Cerveja dourada, ligeiramente alaranjada, com espuma extremamente abundante, logo que é servida (depois diminui), persistente e com bolhas de tamanhos variados (umas bem pequenas formando um creme mais denso no centro do copo), o que não é o mais aceitável para esta cerveja, que costuma apresentar creme bastante denso e perene - isto se deve, provavelmente, a problemas no transporte, ou até à proximidade da data de vencimento. Há grande quantidade de partículas suspensas (claras e pequenas).
O aroma é frutado, ainda que discreto. Difícil de identificar. Lembra frutas frescas (damasco?). O sabor é ótimo, delicado, com significativa percepção de levedura. O fim é bom e a sensação de álcool existe, mas em harmonia com o resto. Boa carbonatação. Sensação agradável.
Ótima cerveja, ainda que, dentre as trapistas, não seja uma das minhas favoritas.
A harmonização com um queijo curado e gorduroso (parmesão, pecorino, grana padano, entre outros) é excelente. A carbonatação corta a gordura e o ligeiro amargor, juntamente com o álcool do fim, se integra muito bem com o gosto forte do queijo (gosto tal que se deve justamente ao "envelhecimento" deste).
obs: vale ressaltar que esta cerveja deve ser consumida "cedo", ou seja, próximo à data de envasamento.
Um abraço, e até a próxima.
Um comentário:
Muito legal, e parabens pela riquesa de informações.
Cláudio Estanislau (Nygre)
Postar um comentário