segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Degustação 2 - Gouden Carolus Tripel

Dados

Nome: Gouden Carolus Tripel
Cervejaria: Het Anker
País: Bélgica
% de álcool: 9,0%
Validade: 16/07/2010


Comentários

Cerveja dourada, alaranjada e ligeiramente turva. Creme branco, bastante denso (muito bonito), com boa retenção nas laterais do copo.
O aroma é bem rico, logo que se abre a garrafa percebem-se notas florais e lúpulo. Bastante perfumada (agradável)!
Esta cerveja se caracteriza pelo sabor cítrico (ainda que não ácido) lembrando laranja ou tangerina, bem como por suas notas adocicadas (mel), as quais convivem muito bem com um amargor (lúpulo) significativo, estabelecendo-se um equilíbrio necessário. O final é amargo, mas sem exageros, e adstringente, com leve percepção de álcool.
Excelente cerveja, cuja harmonização com frango ou leitão assado com laranja (prato principal) ou simplesmente com um queijo holandês não muito fresco, mas também não tão envelhecido - acho que o Old Dutch Master seria uma boa escolha, já que trata-se de um queijo denso, mas ainda cremoso, com notas adocicadas - se apresentaria bem. Vale experimentar!

Até a próxima!
Um abraço.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Degustação I - Achel Blond


Dados da cerveja

Nome: Achel Trappist Blond
Cervejaria: Trappistenabdij de Achelse Kluis
País: Bélgica
% de álcool: 8,0%
Validade: 26/11/2009




Comentários
Cerveja dourada, ligeiramente alaranjada, com espuma extremamente abundante, logo que é servida (depois diminui), persistente e com bolhas de tamanhos variados (umas bem pequenas formando um creme mais denso no centro do copo), o que não é o mais aceitável para esta cerveja, que costuma apresentar creme bastante denso e perene - isto se deve, provavelmente, a problemas no transporte, ou até à proximidade da data de vencimento. Há grande quantidade de partículas suspensas (claras e pequenas).
O aroma é frutado, ainda que discreto. Difícil de identificar. Lembra frutas frescas (damasco?). O sabor é ótimo, delicado, com significativa percepção de levedura. O fim é bom e a sensação de álcool existe, mas em harmonia com o resto. Boa carbonatação. Sensação agradável.
Ótima cerveja, ainda que, dentre as trapistas, não seja uma das minhas favoritas.

A harmonização com um queijo curado e gorduroso (parmesão, pecorino, grana padano, entre outros) é excelente. A carbonatação corta a gordura e o ligeiro amargor, juntamente com o álcool do fim, se integra muito bem com o gosto forte do queijo (gosto tal que se deve justamente ao "envelhecimento" deste).

obs: vale ressaltar que esta cerveja deve ser consumida "cedo", ou seja, próximo à data de envasamento.

Um abraço, e até a próxima.